Rancho Folclórico de Boelhe: momento de convívio assinala arranque do novo ano


A família do Rancho Folclórico de Boelhe reuniu-se no sábado num jantar convívio. Neste início de 2023, o grupo mostra-se saudável e otimista em relação ao novo ano.

 

O momento de convívio foi partilhado por cerca de uma centena de pessoas, entre elas membros do grupo, amigos, familiares, associados e autoridades civis.

O ano de 2022 marcou o regresso à dita normalidade e à atividade regular da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, onde está inserido o Rancho Folclórico de Boelhe. Após dois anos difíceis, assombrados pelos constrangimentos da pandemia, o grupo voltou aos estrados de madeira, percorrendo diversas localidades de Portugal, representando a cultura e as tradições da região e, em particular, das gentes do Tâmega.




“Este é já um jantar que a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli promove habitualmente, surge como uma espécie de jantar de ano novo. No fundo é um momento de convívio entre a comunidade associativa, vivido num ambiente quase familiar, em que muitos de nós trabalham na organização do espaço, outros dedicam-se mais às inúmeras tarefas na cozinha, divertimo-nos, colocamos a conversa em dia e partilhamos bons momentos à mesa”, explicou Fernando Vieira da Rocha, um dos responsáveis do Rancho Folclórico de Boelhe.



Neste arranque de 2023, a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli procurou dinamizar um projeto cultural, envolvendo a comunidade de Boelhe e localidades vizinhas na recuperação de letras e a preservação do canto das janeiras como identidade e património. Intitulado “Serões da Aldeia”, este projeto cultural permitiu a formação do Grupo de Cantares Tradicionais (Em Cantos), a edição de um e-book com seis letras recuperadas e, através da gravação de três cantos das janeiras, a sua preservação e divulgação, participando entre outros, no Encontro de Janeiras organizado pela Câmara Municipal de Penafiel, na festa de reis do Centro Escolar de Boelhe e visita ao Hospital Padre Américo - Vale do Sousa. Praticamente, todos os fins-de-semana vamos participar em alguma iniciativa ou momento cultural dinamizado na região.




“Tudo isto dá muito trabalho mas quem dança ou canta por gosto e tem um grupo como o nosso e assiste a momentos como os que temos vivido, sente o carinho e a alegria que estes convívios proporcionam nas nossas gentes, ao qual muito tenho a agradecer, em especial às colegas responsáveis pelas tarefas na cozinha, quem serve às mesas e aos colegas que organizam o espaço - todos voluntários e responsáveis na nossa associação”, conclui Fernando Vieira da Rocha.



apoios institucionais: Câmara Municipal de Penafiel e Junta de Freguesia de Boelhe

agradecimentos: Comércio Local, Amigos e Associados da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli e todos quanto, de qualquer modo ou forma, têm colaborado na organização, planeamento e viagens para as atuações do Rancho Folclórico de Boelhe e do Grupo de Cantares Tradicionais (Em Cantos).

Bem hajam.


imprensa:

https://novumcanal.pt/2023/01/28/convivio-assinalou-arranque-do-novo-ano-do-rancho-folclorico-de-boelhe/ 

https://averdade.com/penafiel-rancho-folclorico-de-boelhe-otimista-para-continuar-a-representar-as-tradicoes-da-regiao/

https://www.verdadeiroolhar.pt/penafiel-associacao-de-dancas-e-cantares-da-villa-bonelli-criou-projecto-seroes-da-aldeia-para-preservar-cultura-de-boelhe/ 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plano de actividades e Orçamento ano 2016