Actuação do Rancho de Boelhe no Festival da Cereja


Organizado pelo Município de Proença A Nova e inserido no Festival da Cereja, o Festival de Folclore decorreu na tarde deste domingo, 15 de maio, em Montes da Senhora.

Contando com um desfile etnográfico e atuação de cinco grupos de vários pontos do país: Grupo de Danças e Cantares do Centro Social Cultural e Recreativo da Freguesia de Montes da Senhora, do Rancho Folclórico de Boelhe “Associação de Danças e Cantares de Villa Bonelli” (de Penafiel), do Rancho Folclórico das Cantarinhas de Abrunheira (concelho de Montemor-o-Velho), “As Nossas Gentes” - Rancho Folclórico Sarnadas de Rodão e o Grupo de Danças e Cantares da Sobreira Formosa, esta mostra de folclore abrilhantou e vislumbrou as centenas de pessoas presentes no certame.

O Rancho Folclórico de Boelhe aproveitou a presença em Montes da Senhora para homenagear Dom António Ferreira Gomes, natural de Milhundos (Penafiel), tendo enquanto Bispo de Portalegre, procedido em 1960 à bênção e inauguração da igreja paroquial desta localidade, atualmente pertencente ao distrito de Castelo Branco.
Município Proença A Nova adicionou 96 fotos novas ao álbum: Festival de Folclore com Desfile Etnográfico.


Mas houve mais...


















































Montes da Senhora é uma povoação muito antiga, de fundação anterior à monarquia, provavelmente do tempo da dominação mourisca, segundo alguns dos estudiosos que a referem. E acrescentam que os vestígios existentes na serra do Chão do Galego, na gruta a que o povo sempre chamou "Buraca da Moura", são prova plena de tal filiação. A verdade é que a investigação é muito pouco convincente. Mas, nada repugna aceitar a hipótese pois a região era povoada ao tempo da chegada dos sarracenos, embora escassamente, e estes, na sua retirada lenta para o sul tiveram longos períodos de permanência nos lugares estratégicos, como seriam, na freguesia, alguns montes, nomeadamente a Portela das Talhadas e a própria serra do "Chão do Galego".
Pertenceu durante século à freguesia de Sobreira Formosa, acompanhando o antigo concelho desde o apogeu até à sua desagregação, em meados do século XIX. Depois, em 1921, foi constituída em sede de freguesia à custa daquela, ficando com 540 fogos onde vivem 2051 almas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plano de actividades e Orçamento ano 2016