Relatório de actividades e Contas ano 2015


Mensagem do Presidente da Direcção

Caros Associados,

O Relatório e Contas de Actividades desenvolvidas no ano de 2015 pretende ser um instrumento de análise dos resultados alcançados, neste ciclo anual de gestão, permitindo em articulação com os associados, avaliar o cumprimento de tarefas delineadas.

Prestar contas não é apenas relatar, descrever de forma impessoal, factos ou situações que aportaram à gestão. É muito mais do que isso. É ter a humildade de compartilhar, dividir, relatar as experiências vividas, entendê-las no contexto próprio da instituição relatada e projectar no futuro as consequências da gestão.

Ciente das dificuldades, uma das nossas prioridades, enquanto Direcção, tem sido a de levar a todos os associados os eventos nos quais o nosso rancho intervém, levando por “terras e regiões” o nome da nossa terra: Boelhe e o nome do nosso concelho: Penafiel.

Tentamos aproximar o rancho da comunidade, das instituições e demais colaboradores, constituindo elos de ligação entre os órgãos sociais e os associados para o debate e análise à realidade, anseios e desafios da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Com a apresentação do presente Relatório e Contas, pretende-se contextualizar as diversas participações do nosso rancho folclórico, projectos em curso, enumerando algumas das actividades desenvolvidas, os progressos e os resultados obtidos. Neste intuito de gestão e apresentação de resultados, apresentamos o respectivo orçamento para o ano de 2016.

Por fim, uma palavra de agradecimento e reconhecimento ao associado Joaquim Coelho e aos Órgãos Sociais cessantes pela dedicação e desempenho nesta causa cultural na qual todos acreditamos: a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Boelhe, 29 de Março de 2016

Zeferino Sousa

Presidente da Direcção

Breve Apresentação

Identificação

Nome: Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli
Fundação: Janeiro de 2012
Estatutos lavrados em 9 de Janeiro de 2012 (conforme constituição da associação e acta n.º 1 do Livro de Actas da Assembleia Geral)
Denominação Social: Associação recreativa e cultural, sem fins lucrativos
Freguesia: Boelhe * Concelho: Penafiel
Morada: Largo da Arca (Lugar de Igreja), Freguesia de Boelhe - Penafiel, 4574-085 Boelhe
NIPC: 510 122 728
NISS: 251 012 272 81

A Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli tem como fim promover as danças e cantares da freguesia de Boelhe e região do Douro Litoral (sub-região do Tâmega), nomeadamente o folclore e fomentar actividades recreativas e culturais para tempos livres.

O acto de constituição da associação ocorreu no dia 9 de Janeiro de 2012, na Loja do Cidadão de Penafiel - Registo Comercial, sob a presença dos signatários e membros fundadores Zeferino Manuel da Rocha Moreira e Sousa e Joaquim Fernando Soares Coelho.

Aos 21 dias do mês de Janeiro de 2012, a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli reuniu os associados fundadores para a Assembleia Geral Eleitoral, rectificando a constituição da associação e eleição dos primeiros corpos gerentes (biénio 2012/2014), estes reeleitos para novo mandato (biénio 2014/2016).

Com a demissão do anterior Presidente de Direcção, foram convocadas eleições antecipadas para os Órgãos Sociais da associação. Ao acto eleitoral apresentou-se lista única, conforme descrição dos órgãos sociais (ponto 3).

Nos termos estatutários, a Direcção da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli apresenta à Assembleia Geral o RELATÓRIO E CONTAS referente ao ano de 2015 e respectivo orçamento para o ano de 2016.

Órgãos Sociais

Em acto público de Tomada de Posse, foram membros dos Órgãos Sociais da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, durante o ano de 2015:


Assembleia-Geral

Presidente: António Maria Pereira Luís
1º Secretário: João Soares Pinto Moreira
2º Secretário: Ana Maria Soares Pereira

Direcção

Presidente: Joaquim Fernando Soares Coelho
Vice-presidente: Carlos Pereira Silva
Secretário: Zeferino Manuel da Rocha Moreira e Sousa
Tesoureiro: António Carlos Rocha Silva
Vogal: Carlos Jorge Pinto Ferreira

Conselho Fiscal

Presidente: José David Martins Alves
1º Secretário: Paulo Jorge Ribeiro Sousa Alves
2º Secretário: Nuno Miguel Soares Pereira
1º Vogal: Fernando Jorge Soares Pinto
2º Vogal: Avelino dos Anjos da Silva

Sumário Executivo

Durante o ano de 2015, a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli desenvolveu inúmeras actividades públicas, destacando-se as seguintes:

. Angariação de associados;
. Participação do rancho folclórico em diversas festividades locais e regionais;
. Organização do VI Festival de Folclore da Freguesia de Boelhe;
. Participação do rancho folclórico na VI Semana Cultural da Freguesia de Boelhe;
. Participação do rancho folclórico nas festividades a São Gens de Boelhe;
. Participação do rancho folclórico na Agrival 2015;
. Exploração de bar e participação do rancho folclórico no S. Martinho em Penafiel.

Opções Estratégicas

As opções estratégicas durante o ano de 2015 permitiram o desenvolvimento da actividade da colectividade, dando-a a conhecer à sociedade civil, contínua formação do rancho folclórico e coesão do associativismo.

Assumiu-se o compromisso de desenvolver sinergias para a contínua formação do rancho folclórico na freguesia de Boelhe, decorrendo ensaios semanais onde outrora funcionou o Centro Cultural, Desportivo, Recreativo e Paroquial de Boelhe, extinto na década de 90.

Esta é sem dúvida alguma uma situação muito provisória dado que, face aos contactos desenvolvidos, os ensaios decorrem nestas instalações sob contrato temporário. Durante ao ano de 2015 foi colocada esta questão à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de modo a cederem à associação as antigas instalações da Escola Primária de Bairros n.º 1, não obtendo até ao momento parecer favorável.

Por fim, e não menos importante - a coesão do associativismo, na nossa colectividade. Não descurando as dificuldades na gestão dos tempos livres, continua a merecer reflexão e procura constante de parcerias internas e externas ao meio comunitário de forma a serem melhoradas as condições nos ensaios, aquisição de trajes e assegurar-se transporte nas deslocações fora do concelho de Penafiel.

Principais Acções e Investimentos

Entre as acções e investimentos decorrentes no ano de 2015, mereceram referência como momentos positivos de aproximação entre a colectividade, membros associados e a comunidade.

. Emissão de cartões-de-visita e de associado;
. Aquisição de roupas, tecidos e chapéus;
. Organização do VI Festival de Folclore da Freguesia de Boelhe;
. Assegurar transporte (em autocarro) para deslocações a festivais de folclore;
. Convívio de Natal entre os associados.

Protocolos

À Paróquia de S. Gens de Boelhe, na pessoa do pároco Pe. Ilídio Santos, Município de Penafiel, Junta de Freguesia de Boelhe, pequenas e médias empresas, comércio local e demais entidades que nos honraram com a sua dedicação agradecemos a confiança depositada, que constituiu importante incentivo e compensação pelos esforços empreendidos por quantos dão do seu tempo em prol da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Agradecimentos

Aos associados, directores e sociedade civil o reconhecido agradecimento como parceiros fundamentais na vida da colectividade, colaboração esta cada vez mais indispensável para a prossecução dos objectivos delineados e desenvolvimento na formação de jovens e dinamização cultural do meio onde nos inserimos.


Desenvolvimento Estratégico e Actividades para o ano 2016

Como desejado por todos os associados, as opções estratégicas findas em 2015 mantém-se para o novo ano. Com o esforço e dedicação, incluindo os órgãos sociais, associados e comunidade, o objectivo primórdio será consolidar e reforçar as actividades existentes, entre:

. Contínua promoção do Associativismo;
. Angariação de novos associados;
. Garantia e promoção das condições para ensaios do rancho folclórico;
. Cantar das janeiras;
. Participação do rancho folclórico nas festividades da paróquia de Boelhe;
. Participação do rancho folclórico nas festividades das freguesias circunvizinhas;
. Participação do rancho folclórico nas festividades e eventos do concelho de Penafiel;
. Organização do VII Festival de Folclore da Freguesia de Boelhe;
. Participação do rancho folclórico na VII Semana Cultural da Freguesia de Boelhe;
. Participação do rancho folclórico na Agrival 2016;
. Exploração de bar e participação do rancho folclórico no São Martinho, em Penafiel;
. Assegurar transporte (em autocarro) para deslocações a festivais de folclore.

O reforço das iniciativas de divulgação, no seguimento de estratégias de comunicação de proximidade com os associados e a comunidade, bem como a consolidação das contas e estabilidade financeira serão apostas de programa para este novo ano.


Análise Económica e Financeira

Constituem receitas da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli:

. O produto das cotas de associados;
. Donativos;
. Subsídios do Município de Penafiel e Junta de Freguesia de Boelhe;
. Juros da importância depositada na instituição bancária;
. Outros resultados levados a efeito por sua iniciativa (realização de eventos/convívios).

- Financiamento

A actividade da colectividade encontra-se no final do ano de 2015 concluída com um activo, destacando-se como rendimentos as receitas provenientes das actuações do rancho folclórico, subsídio da Junta de Freguesia de Boelhe, cotas e contribuição dos associados.

Proveitos e Ganhos


 (€)
Actuações do rancho folclórico
300,00
Actuação na Agrival 2015
400,00
Cotas de associados
684,00
Subsídio Junta de Freguesia
300,00
Subsídio Município de Penafiel*
0,00
Outras: donativos e diversos
951,20

* Informa-se que não foram atribuídos subsídios referentes aos anos 2013, 2014 e 2015 ao Rancho Folclórico de Boelhe por parte do Município de Penafiel, encontrando-se pendentes de resposta do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel à data de elaboração do presente relatório.

Inerente ao desenvolvimento da actividade consta como principais despesas as deslocações para participação nos festivais de folclore e decorrente da organização do festival anual de folclore na freguesia de Boelhe.

Custos e Perdas



(€)
Livro/Recibos/Carimbo
0,00
Deslocações em autocarro
725,00
Energia Eléctrica
117,45
Ferram. e Utensíl. Desgaste
70,00
Organização Festival
503,70
Licenças
9,62
Convívio de Natal
454,28
Comissão Gestão Conta Bancária
12,25

Proposta de Aplicação de Resultados

No resultado líquido do período regista-se um activo de € 742,90, passando-se a demonstrar:

Resultados Operacionais                 € 742,90
Resultados Financeiros                    €      0,00
Resultados Correntes                       € 742,90

Considerando:
  • o activo apurado,
  • o desenvolvimento de actividades previstas para o próximo ano,
  • o apoio constante da comunidade e das instituições,

a Direcção, sob proposta à Assembleia Geral, propõe que o resultado líquido do exercício, tenha a seguinte aplicação:
Transição de Resultados para o próximo ano      € 742,90


Orçamento para o ano de 2016

Para a(s) actividade(s) da colectividade no ano de 2016 destacam-se, naturalmente, como rendimentos as receitas provenientes das actuações do rancho folclórico, subsídios da Junta de Freguesia de Boelhe e Município de Penafiel, cotas e contribuição dos associados.

Orçamento (Proveitos e Ganhos)


 (€)
Actuações do rancho folclórico
700,00
Cotas de associados
700,00
Subsídio Junta de Freguesia
300,00
Subsídio Município de Penafiel
1.000,00
Outras
400,00


Inerente ao desenvolvimento da actividade como principais despesas enumeram-se as constantes deslocações para participação nos festivais de folclore e, inerente ao processo de arrendamento de instalações para ensaios e organização da colectividade, todos os custos com electricidade, água, limpezas, aquisição de roupas e tecidos, bem como decorrente da organização do festival de folclore da freguesia de Boelhe e convívio de Natal.

Orçamento (Custos e Perdas)


(€)
Deslocações
1.000,00
Energia Eléctrica
200,00
Água
100,00
Ferram. e Utensíl. Desgaste
250,00
Limpezas
50,00
Organização Festival
1.000,00
Convívio de Natal
500,00


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plano de actividades e Orçamento ano 2016