Introdução


 

Saudações cordiais da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Boelhe localiza-se no sopé do monte Esporão junto ao rio Tâmega. O nome da localidade deriva do nome do seu primeiro habitante (possivelmente Bonéllium).

A Igreja Românica de São Gens terá sido o primeiro local de culto e abrigo em caso de batalha ou lutas, mandada construir por D.ª Mafalda de Saboia. Ainda hoje é o principal elemento da história de Boelhe.

Por Boelhe e terras vizinhas terão passado povos das mais diversas religiões e cultos (Árabes, Alanos, Visigodos, Romanos e Cristãos), tendo o monumento sido construído depois do início da nacionalidade, entre os séculos XII e XIII, sobretudo para abrigar e proteger os cristãos.

De agricultura rudimentar de sustento (próprio), Boelhe ao longos dos tempos possuiu alguma pecuária que mais tarde evoluiu com a vaca leiteira.

Cultivou-se o linho para se transformar tecidos com que cobriam o milho e o feijão.

Mercê da sua paisagem de encosta, durante o dia canta e trabalha à noite em campos de colheitas, dança na desfolhada, após o lavar dos cestos na vindima e na espadelada.

No fim-de-semana junta-se o religioso com o profano e nas festas (do padroeiro São Gens, a São Brás ou ao Santíssimo Sacramento), após participarem na missa e na procissão, ficam para dançar até ser noite.

E, é com pena que festejam o São Miguel porque arremenda o fim das colheitas e anuncia o regresso a casa para se entregarem aos trabalhos domésticos, artesanais ou à mão.

---
A Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli agradece de modo muito especial o contributo do senhor Professor Manuel Dias dos Santos na elaboração deste historial.
Todos quanto possam ajudar a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, possuam imagens do passado histórico da nossa terra, muito agradecemos o seu contributo.
Disponibiliza-se para esse efeito o endereço de e-mail ranchofolcloricodeboelhe@gmail.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plano de actividades e Orçamento ano 2016