O Momento

 
Através da ação cultural promovida na época pela Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Boelhe, o Rancho Folclórico (re)iniciou a sua atividade em 2009, ocorrendo a sua apresentação e primeira atuação ao público no dia 2 de Maio, precisamente por ocasião da mostra de artes e cultura "Pintar Boelhe". 
A recém-empossada direção da Associação para o Desenvolvimento de Boelhe, constituída por Rui Abrantes, Inácio da Conceição Teixeira, Olinda Almeida, Alda Sousa e Avelino dos Anjos Silva, uniu esforços na salvaguarda das tradições locais e, convidando os antigos elementos e familiares do extinto Grupo Folclórico de Boelhe, contribuiu decisivamente para a formação do Rancho Folclórico da Associação para o Desenvolvimento de Boelhe. Incontornável e fundamental, foi também o papel desenvolvido pelo nosso associado, o senhor António Maria, elo de ligação entre dirigentes, ensaiadores, músicos, dançarinos e tocadores.
As localidades ribeirinhas ao Tâmega primam desde tempos remotos por manifestações culturais próprias e bem características, sendo o folclore o seu expoente máximo. Durante muitos anos, Boelhe soube acarinhar o folclore e o costume popular assim o exigiu... nas festas populares, nas vindimas, nos encontros de famílias.
Anos findos após o seu “recolhimento”, várias foram as tentativas levadas pelos populares em reavivar momentos de outrora - eis o momento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plano de actividades e Orçamento ano 2016